• Home
  • Notícias
  • Arniqueira ganha primeiro Horto Medicinal Biodinâmico

Arniqueira ganha primeiro Horto Medicinal Biodinâmico

Projeto foi implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Areal

A população de Arniqueira ganhou, nesta quarta-feira (12), o primeiro Horto Medicinal Biodinâmico (Hamb), implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da QS 08, no bairro Areal. Esse é o 29º Hamb em operação no Distrito Federal, fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. Criada em 2018, a iniciativa segue os princípios da agricultura biodinâmica e integra a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (RHAMB).

O projeto promove a ocupação de áreas ambientais por meio do cultivo de alimentos e plantas medicinais, contribuindo para uma abordagem integrada de saúde, beneficiando tanto os pacientes da unidade quanto os moradores da região.

“Esse tipo de ação é essencial. Antigamente, na época dos meus avós, quase sempre éramos tratados com remédios caseiros, e olha que ficávamos ótimos. Este horto será um sucesso, principalmente para aqueles que precisam de um momento de distração. Cuidar de plantas é uma terapia”, destaca a administradora de Arniqueira, Telma Rufino.

O gerente de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis) da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Marcos Trajano, ressaltou que os hortos são fundamentais para fortalecer a relação entre os indivíduos e o meio ambiente, gerando efeitos positivos na saúde física e mental. “Precisamos cada vez mais de espaços que incentivem autonomia e participação, permitindo que as pessoas construam soluções e cultivem um vínculo saudável com a UBS”, afirmou.

Telma Rufino também destacou que a criação do horto sempre foi um desejo da comunidade e incentivou a população a se envolver ativamente no manejo das hortaliças. “Temos diversos grupos de síndicos na cidade e podemos envolvê-los nessa iniciativa, criando uma rede integrada para que as pessoas não apenas utilizem as plantas medicinais por suas propriedades terapêuticas, mas também entendam que o próprio ato de cuidar dos vegetais já é uma forma de promoção da saúde.”

A engenheira agrônoma Fabiana ressalta o plantio nos 11 canteiros do Horto, que incluiu mais de 80 espécies, como romã, manjericão, bananeira, cidreira, capim-santo, limoeiro, mamoeiro, ingazeira, mutamba, entre outras. Nas 29 unidades espalhadas pelo DF, já foram cultivadas mais de 100 espécies de plantas medicinais, árvores frutíferas e hortaliças. A previsão é que, dentro de 40 dias, o Horto de Arniqueira já permita a primeira colheita de hortaliças.

*Com informações da Administração Regional de Arniqueira

Notícias relacionadas

Unidade integrada reforça segurança do Setor Comercial Sul

Após duas semanas de implementação, ações coordenadas na região já contam com resultados expressivos e aumentam a sensação…

PorByAnderson Moraes dez 30, 2025

Secretaria do Meio Ambiente coloca o DF como referência em proteção ao bioma Cerrado

Com políticas inovadoras, uso de tecnologia, redução do desmatamento e protagonismo na COP 30, a Sema-DF mobiliza a…

PorByAnderson Moraes dez 28, 2025