• Home
  • Esporte
  • Ação une esporte, cultura e conscientização no enfrentamento à violência contra a mulher

Ação une esporte, cultura e conscientização no enfrentamento à violência contra a mulher

Projeto Mulheres da Areia promoveu inclusão, diversidade e bem-estar físico e mental para o público feminino, nos dias 8 e 9 de fevereiro

No último final de semana, a Praça da Bandeira, no Guará, recebeu o projeto Mulheres da Areia 2025. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e a Associação Brasiliense de Apoio ao Esporte (Abae), promove inclusão, diversidade e bem-estar físico e mental, unindo esporte, cultura e conscientização no enfrentamento à violência contra a mulher.

O Projeto Mulheres da Areia, que oferece atividades esportivas e serviços gratuitos ao público feminino, já passou por Águas Claras e Guará; a próxima parada, nos dias 15 e 16 de fevereiro, será no Parque da Cidade| Fotos: Samuel Marques/SMDF

No evento, as participantes tiveram acesso a diversos serviços como, massagem, oficina de beleza, aulas de dança, alongamento, funcional, apresentações culturais, palestras e uma feira com expositoras locais. Além disso, mais de 140 mulheres participaram diretamente das atividades esportivas, entre elas competições de vôlei de praia, futevôlei e beach tennis.

Com entrada 100% gratuita, o projeto reforça a igualdade de gênero e incentiva a participação ativa das mulheres em diversas esferas sociais. O Mulheres da Areia foi realizado entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, movimentando Águas Claras e Guará. A próxima etapa será no Parque da Cidade, nos dias 15 e 16 de fevereiro, com competições de vôlei de praia e beach tennis.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou que a prática esportiva promove muitos benefícios para o público feminino. “Esporte é lazer, mas principalmente saúde. O exercício físico traz muitos benefícios para nós, mulheres. Ajuda a controlar a ansiedade e depressão, melhora a autoestima, além de nos ajudar a superar limites que tentam nos parar todos os dias. As mulheres aqui se cuidam e mostram a sua força dentro e fora das quadras”, ressaltou.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, falou sobre a importância do evento. “O esporte pode transformar a vida de qualquer pessoas. As mulheres aqui participaram também de ações de beleza e empoderamento. Passar uma tarde com lazer, empreendedorismo e cuidados com saúde mental é maravilhoso. Quem cuida da mulher cuida de uma geração”, comemorou.

A atleta e coordenadora do evento, Lana Miranda, contou que o esporte transforma sonhos em realidade. “Para mim é um orgulho representar Brasília em um esporte que muitas vezes foi visto como só para homens. Nós ainda sofremos preconceito. Fui 10 vezes campeã mundial e 23 vezes campeã pelo Brasil. Meu sonho é realizar mais projetos voltados para as mulheres. Lutamos também por mais melhorias nas premiações no esporte feminino”.

*Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

Notícias relacionadas

Policiamento do 7 de Setembro é tema de reunião

Polícia Militar define esquema para garantir que a data cívica transcorra com tranquilidade no DF. Comandantes da Polícia…

PorByAnderson Moraesago 28, 2025

GDF entrega escritura de concessão ao Sindicato dos Policiais Federais

Medida garante segurança jurídica ao clube ocupado há mais de três décadas e integra esforço de regularização de…

PorByAnderson Moraesago 26, 2025