• Home
  • Política
  • Primeiros animais chegam à Expoabra 2025 e passam por adaptação para a feira

Primeiros animais chegam à Expoabra 2025 e passam por adaptação para a feira

Cerca de 450 jumentos da raça Pêga e 60 vacas do concurso leiteiro iniciam adaptação antecipada para a 33ª edição do evento, que começa no próximo dia 29; ao todo, mais de mil exemplares de elite serão apresentados.

Rincon é um dos 450 jumentos da raça Pêga que já estão no Parque de Exposições da Granja do Torto para a 33ª edição da Expoabra, que começa no próximo dia 29 e vai até 7 de setembro. O espaço também já recebeu as primeiras 60 vacas do concurso leiteiro. A chegada antecipada é essencial para a adaptação dos animais e garante melhores condições nas competições. Neste ano, mais de dois mil animais de elite vão movimentar a maior vitrine da pecuária e da agricultura do Distrito Federal.

A Expoabra será palco da 38ª Exposição Nacional da Raça Pêga, que reunirá os melhores exemplares e criadores do país. “É o momento de apresentar a qualidade que a raça alcançou, trocar informações, comparar linhagens e também atrair novos criadores. Além de ser uma competição, é uma grande confraternização entre amigos e apaixonados pelo Pêga”, afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga, Cristiano Marzola.

Chegada antecipada é essencial para a adaptação dos animais e garante melhores condições nas competições | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Entre as características que tornam a raça tão valorizada atualmente, ele aponta a marcha — diferencial em relação a outras raças de asininos —, a resistência, a docilidade e a versatilidade, já que os animais são usados tanto para trabalho quanto para lazer. “A mula Pêga se tornou muito apreciada por criadores em todo o Brasil”, contou.

Durante a Expoabra, os animais disputam provas divididas por idade e sexo: jovens de seis a 36 meses e adultos a partir de 36 meses. Primeiro, os juízes escolhem os campeões de cada categoria e, em seguida, os grandes campeões gerais, separados em machos e fêmeas. Para os criadores, mais do que a premiação, a mostra é uma oportunidade de apresentar o trabalho e avaliar a qualidade das linhagens que desenvolvem. 

A exposição também inclui o leilão, marcado para o dia 29, às 19h, com a oferta de jumentos e muares previamente selecionados e credenciados. Outra atração são as chamadas provas sociais, que reforçam o caráter familiar da raça.

Mais de dois mil animais de elite vão movimentar a maior vitrine da pecuária e da agricultura do Distrito Federal

Mais atrações

O gado de leite também já está na fase de adaptação no parque para participar do concurso leiteiro, que reúne algumas das principais fazendas do Distrito Federal, do Entorno e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo. “Receber os animais com antecedência é fundamental para que se adaptem bem ao espaço e participem das competições em condições semelhantes às de propriedades de origem”, explicou o diretor executivo do Parque Granja do Torto, Luciano Mendes.

A programação vai além da exposição de animais de elite, como gado de leite, cavalos, muares e ovinos. Este ano, o público poderá conferir também feira de orquídeas, feira de adoção de pets, mostras gastronômicas com vinhos e cervejas artesanais produzidos no DF e atrações culturais no fim da tarde, para valorizar artistas locais. “É um evento para toda a família, da criança ao idoso, pensado tanto para a população urbana quanto rural, com acessibilidade garantida em toda a estrutura”, ressaltou Mendes.

Luciano Mendes, diretor executivo do Parque de Exposições, exalta a Expoabra: “É um evento para toda a família, da criança ao idoso, pensado tanto para a população urbana quanto rural, com acessibilidade garantida em toda a estrutura” 

Luciano destacou ainda que a Expoabra tem papel estratégico no fomento ao setor agropecuário do Distrito Federal e da região. “Apesar da imagem de cidade urbana, Brasília também tem um lado agro muito forte, impulsionado pelo PGT [Serviço Social Autônomo Parque Granja do Torto], pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), pela Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] e pelo próprio Governo do Distrito Federal (GDF). Isso garante uma produção local de grande relevância no cenário nacional, mesmo com o território restrito.”

Abertura

A Expoabra 2025 conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das secretarias de Agricultura, de Governo e de Cultura e Economia Criativa, e da Emater-DF. A tradicional demonstração de animais, antes realizada em espaço fechado, será feita ao ar livre na pista central, em 2 de setembro, durante a abertura oficial do evento, às 10h. O público poderá acompanhar dez atrações em sequência, incluindo balé a cavalo, adestramento, corrida de tambor com campeão regional, provas de carroça e, pela primeira vez, exibições de hipismo.

Notícias relacionadas

Governador define prioridades para o segundo semestre em reunião com secretários e presidentes de empresas

Ações e projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, social e turismo estão entre os focos do GDF para…

PorByAnderson Moraesjul 22, 2025

Governador Ibaneis Rocha apresenta projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental

Monumento com área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), vai…

PorByAnderson Moraesjun 18, 2025

Agricultura familiar, alimentação escolar e infraestrutura urbana do DF são destaques no 2º Brasília Summit

Governador Ibaneis Rocha participou do encontro organizado pelo Lide para debater sobre o agro brasileiro e o mercado…

PorByAnderson Moraesjun 11, 2025

GDF vai propor acordos para recuperar grandes dívidas

Iniciativa, que não se trata de um Refis, vai focar nos créditos mais difíceis de cobrar e receber;…

PorByAnderson Moraesjun 5, 2025

Projeto de governança da Controladoria do DF ganha Prêmio Conexão Inova

Com 758 iniciativas inscritas, ação ficou em segundo lugar na categoria Ambiental, Social e Governança: projetos concluídos. Após…

PorByAnderson Moraesjun 4, 2025

Audiência pública debate projeto de diretrizes orçamentárias para 2026

Proposta com elevação na receita para o próximo ano foi apresentada aos deputados distritais. A Comissão de Economia,…

PorByAnderson Moraesjun 4, 2025

Governador Ibaneis Rocha anuncia R$ 18,3 milhões para pavimentar trecho de 7,7 km da DF-285

Anúncio foi feito nesta sexta (23) durante visita à AgroBrasília; obra vai gerar 80 empregos e beneficiar cinco…

PorByAnderson Moraesmaio 23, 2025

Celina Leão reúne secretários e administradores para tratar de ações e projetos do governo

Encontro no Palácio do Buriti definiu estratégias para registrar ações e obras entregues, em andamento e projetos de…

PorByAnderson Moraesmaio 16, 2025

Governador Ibaneis Rocha participa de culto na igreja Núcleo de Fé

Chefe do Executivo do DF compareceu à celebração religiosa na noite deste domingo (27), no Núcleo Bandeirante; gestão…

PorByAnderson Moraesabr 28, 2025