• Home
  • Notícias
  • Governador envia à CLDF projeto sobre criação do Conselho LGBTI+

Governador envia à CLDF projeto sobre criação do Conselho LGBTI+

Iniciativa é considerada essencial para a elaboração de políticas públicas voltadas às pessoas LGBTI+, ampliando o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

O Governador Ibaneis Rocha encaminhou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Projeto de Lei que propõe a criação do Conselho Distrital de Proteção e Promoção de Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Intersexos e demais dissidências de gênero e sexualidade (CDLGBTI+).

A medida foi assinada no gabinete do governador ao lado do secretário-chefe da Casa Civil e ex-ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luiz, e do professor Fábio Sousa. “Com o projeto de lei que cria o conselho LGBTI+, nós temos certeza que estamos protegendo cada vez mais a questão da diversidade no Distrito Federal”, disse Ibaneis Rocha.

Conselho terá como finalidade principal garantir a participação popular na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas à população LGBTI+ | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O CDLGBTI+ será um órgão colegiado permanente, de natureza consultiva, vinculado administrativamente ao órgão gestor da Política de Promoção de Direitos Humanos do DF.

Segundo o projeto enviado à CLDF, o Conselho terá como finalidade principal garantir a

“Com o projeto de lei que cria o conselho LGBTI+, nós temos certeza que estamos protegendo cada vez mais a questão da diversidade no Distrito Federal”

Governador Ibaneis Rocha

participação popular na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas à população LGBTI+, assegurando o pleno exercício da cidadania e o combate à discriminação e à violência motivada por orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.

Pelo projeto, a composição do CDLGBTI+ será paritária, com 20 membros — sendo metade representantes do poder público e metade da sociedade civil, escolhidos por meio de edital público. Além disso, o conselho contará com membros colaboradores com direito à voz, como representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, CLDF, OAB/DF, universidades, conselhos profissionais e organismos internacionais.

Notícias relacionadas

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF. A manhã deste domingo (16) foi…

PorByAnderson Moraes nov 16, 2025

Solenidade marca formatura do 39º Curso Operacional de Cinotecnia

PMDF realiza mais um ciclo de formação especializada no emprego de cães policiais. No final da tarde de…

PorByAnderson Moraes nov 14, 2025