• Home
  • Notícias
  • Curso gratuito ensina a comunidade a criar e cuidar de viveiros

Curso gratuito ensina a comunidade a criar e cuidar de viveiros

Capacitação do Instituto Brasília Ambiental ocorre no sábado (15), das 9h às 11h, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardins Mangueiral

O Instituto Brasília Ambiental promove no sábado (15), das 9h às 11h, o curso gratuito Aprenda tudo sobre viveiros. A iniciativa, uma parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico de Brasília (MCJB), ocorrerá no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardins Mangueiral. O público-alvo da formação são os síndicos, os funcionários de condomínios e a comunidade interessada pelo tema.

De acordo com os organizadores, esse curso proporcionará conhecimentos essenciais para a criação e manutenção de viveiros, aprimorando a jardinagem e o paisagismo nos condomínios e residências, além de qualificar os viveiristas e funcionários dos condomínios residenciais do Jardim Botânico para o melhor cuidado com as áreas verdes.

A atividade integra o projeto Ação Oikos, que ocorre no CPS e tem como missão fomentar a educação ambiental e incentivar ações de recuperação do Cerrado. Com a ajuda de cursos e oficinas, a ideia é promover o engajamento comunitário e disseminar práticas sustentáveis por meio da produção e distribuição gratuita de mudas nativas e medicinais.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destaca que o projeto também busca fortalecer a conexão das comunidades do Distrito Federal com a natureza, estimulando o reflorestamento e o cuidado com áreas verdes urbanas e rurais.

“Com o projeto Ação Oikos, o Brasília Ambiental integra atividades de conscientização sobre a importância da preservação do Cerrado e incentiva a adoção de práticas ecológicas no dia a dia da população”, afirmou Nemer.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, enfatiza que investir em formação e conscientização é preparar os cidadãos do DF para serem protagonistas na conservação do Cerrado. “Parabenizo o Instituto Brasília Ambiental e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico por liderarem esse esforço, mostrando que, com o envolvimento da comunidade, podemos fazer grandes avanços na proteção de nossas áreas verdes e na promoção de um futuro mais sustentável para todos”, reforçou.

Notícias relacionadas

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF. A manhã deste domingo (16) foi…

PorByAnderson Moraes nov 16, 2025

Solenidade marca formatura do 39º Curso Operacional de Cinotecnia

PMDF realiza mais um ciclo de formação especializada no emprego de cães policiais. No final da tarde de…

PorByAnderson Moraes nov 14, 2025