• Home
  • Notícias
  • GDF aprova reajuste salarial a metroviários em novo Acordo Coletivo de Trabalho

GDF aprova reajuste salarial a metroviários em novo Acordo Coletivo de Trabalho

Cláusulas sociais e financeiras do ACT vigente são mantidas, com o reajuste de 6% sobre o vencimento básico, de 33,55% sobre o valor do auxílio-alimentação e de 33,55% no valor do ressarcimento do plano de saúde.

O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou a proposta do novo Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2027, apresentada pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF).

Novo Acordo Coletivo de Trabalho dos metroviários assegura reajuste salarial, de auxílio-alimentação e de ressarcimento do plano de saúde | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Assim, fica garantida pelo ACT 2025/2027, a manutenção de todas as cláusulas sociais e financeiras do ACT vigente, incluindo o reajuste de 6% sobre o vencimento básico, de 33,55% sobre o valor do auxilio-alimentação e de 33,55% no valor do ressarcimento do plano de saúde.

Com a intenção de valorizar os metroviários do DF e de garantir a continuidade e a qualidade dos serviços oferecidos à população pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o governador Ibaneis Rocha aprovou os termos do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o biênio 2025/2027. No último mês, a categoria apresentou suas principais demandas e juntamente com a direção do Metrô-DF, estabeleceram as bases de um novo acordo coletivo.

Para a aprovação desses valores, o Governo do Distrito Federal levou em consideração as perdas inflacionárias do ano de 2024 e o fato de que os auxílios alimentação e de plano de saúde tiveram seu último reajuste no ano de 2019.

A direção do Metrô-DF não mediu esforços no sentido de buscar um equilíbrio entre as possibilidades da companhia e as demandas apresentadas pelo Sindmetrô-DF, de modo a ter o melhor conjunto de benefícios e atender às expectativas dos empregados.

“Essa é uma grande conquista dos metroviários do DF, demonstrando o amadurecimento das relações trabalhistas na companhia, e a atenção que o governo do Distrito Federal tem dado ao Metrô-DF. Essa conquista só foi possível graças à sensibilidade do governador Ibaneis Rocha e seu firme propósito de seguir investindo na modernização e ampliação do Metrô-DF”, afirma o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

*Com informações do Metrô-DF

Notícias relacionadas

Policiamento do 7 de Setembro é tema de reunião

Polícia Militar define esquema para garantir que a data cívica transcorra com tranquilidade no DF. Comandantes da Polícia…

PorByAnderson Moraesago 28, 2025

GDF entrega escritura de concessão ao Sindicato dos Policiais Federais

Medida garante segurança jurídica ao clube ocupado há mais de três décadas e integra esforço de regularização de…

PorByAnderson Moraesago 26, 2025