• Home
  • Notícias
  • Operações da Lei Seca registram 49 motoristas alcoolizados

Operações da Lei Seca registram 49 motoristas alcoolizados

Em cinco dias, o Detran-DF aplicou 446 testes de etilômetro.

Entre quarta-feira (18) e domingo (22), o Detran-DF, com o apoio da Polícia Militar (PMDF), executou ações de fiscalização em Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente e Taguatinga. Durante as operações, que fizeram alusão ao 17° aniversário da Lei Seca, os agentes abordaram 613 condutores e aplicaram 446 testes de etilômetro. 

Ação, que durou cinco dias, reforçou a importância da Lei Seca, criada há 17 anos | Foto: Divulgação/Detran-DF

As equipes autuaram 49 motoristas por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, nove por guiar veículo com o escapamento irregular, 40 inabilitados, 22 com a CNH vencida há mais de 30 dias, um com o direito de dirigir suspenso e 75 por infrações diversas. 

Lei Seca: 17 anos preservando vidas

No dia 19 deste mês, a lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, completou 17 anos. De 2008 a maio deste ano, os órgãos de fiscalização de trânsito do DF registraram 294.226 infrações por condução sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa. Neste ano, de janeiro a maio, foram registradas 10.123 infrações, uma média de 67 motoristas multados por dia nas vias do DF.

De acordo com o CTB, conduzir veículos após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso ocorra a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

Além disso, a conduta pode ser considerada crime se o resultado do teste indicar uma concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Nesse caso, a pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.

*Com informações do Detran-DF

Notícias relacionadas

Policiamento do 7 de Setembro é tema de reunião

Polícia Militar define esquema para garantir que a data cívica transcorra com tranquilidade no DF. Comandantes da Polícia…

PorByAnderson Moraesago 28, 2025

GDF entrega escritura de concessão ao Sindicato dos Policiais Federais

Medida garante segurança jurídica ao clube ocupado há mais de três décadas e integra esforço de regularização de…

PorByAnderson Moraesago 26, 2025