• Home
  • Política
  • Vai de Graça cai no gosto da população e tem alta adesão

Vai de Graça cai no gosto da população e tem alta adesão

A experiência, que tem permitido aos cidadãos descansarem o bolso, registrou um aumento de 50% dos usuários.

Em funcionamento desde 1º março, quando entrou em vigor no Carnaval, o programa Vai de Graça do Governo do Distrito Federal tem permitido que milhares de brasilienses e visitantes da capital utilizem os ônibus e o metrô gratuitamente aos domingos e feriados. A experiência, considerada exitosa, registrou um aumento de 50% no número de usuários.

O programa Vai de Graça entrou em vigor no dia  1º março, no Carnaval – ao longo dos quatro dias de folia, foram mais de 2,5 milhões de acessos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília.

A iniciativa lançada por este GDF busca valorizar a população e fortalecer o comércio, a economia e o turismo na capital. Além disso, permite que o cidadão descanse o bolso com a gratuidade da passagem. 

No Carnaval, por exemplo, foram mais de 2,5 milhões de acessos nos quatro dias de folia, índice cerca de 46,5% maior do que o movimento total da população no feriado de Carnaval do ano passado. No domingo (9), houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação a 23 de fevereiro, o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos.

Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca – para quem não tem nenhuma das opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô.

O Vai de Graça disponibiliza transporte público gratuito, incluindo BRT e Zebrinhas, para incentivar o uso dos ônibus, reduzir a dependência do transporte individual e promover a inclusão social. E o mesmo vale para o metrô.

Notícias relacionadas

Governador define prioridades para o segundo semestre em reunião com secretários e presidentes de empresas

Ações e projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, social e turismo estão entre os focos do GDF para…

PorByAnderson Moraesjul 22, 2025

Governador Ibaneis Rocha apresenta projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental

Monumento com área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), vai…

PorByAnderson Moraesjun 18, 2025